Ad imageAd image

Itália aprova extradição de Carla Zambelli a pedido do Brasil

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

O Ministério Público da Itália deu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli nesta terça-feira, 22 de outubro. A informação foi confirmada pela Advocacia-Geral da União, que está atuando no pedido de extradição enviado pelo governo brasileiro. Zambelli, que possui dupla cidadania, foi presa em Roma, onde tentava escapar de um mandado de prisão do Supremo Tribunal Federal.

Condenada a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, ocorrido em 2023, Zambelli foi considerada a autora intelectual do crime. A invasão teve como objetivo a emissão de um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, que também é alvo de um processo de cassação na Câmara. A ação foi realizada por um hacker que confirmou ter agido a mando da parlamentar.

O pedido de extradição foi formalizado pelo STF em junho e enviado pelo Itamaraty às autoridades italianas. Não há prazo definido para que a Justiça italiana tome uma decisão sobre o caso. O desdobramento deste processo pode ter implicações significativas para a situação política de Zambelli no Brasil e seu futuro na Câmara dos Deputados.

Compartilhe esta notícia