Neste domingo (26), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza a Prova Nacional Docente (PND) de 2025 em 750 cidades brasileiras. Com mais de 1 milhão de participantes inscritos, o exame será uma porta de entrada para o magistério público, permitindo que as redes de ensino utilizem as notas dos candidatos na seleção de novos docentes a partir de 2026.
A PND, que também é conhecida como ‘CNU dos Professores’, foi elaborada para avaliar a formação de docentes e terá duração de 5 horas e 30 minutos. O exame é dividido em duas partes, uma focada na formação geral e outra em componentes específicos de 17 áreas de licenciatura, abrangendo desde Artes Visuais até Matemática. O objetivo é estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas escolas brasileiras.
Com a participação de 1.508 municípios, sendo 18 capitais, a PND evidencia a necessidade de qualificação do magistério no país. O estado de São Paulo lidera o número de inscritos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. A prova é parte do programa Mais Professores, que busca promover melhorias na educação básica e incentivar a docência no Brasil.

