O Ministério da Educação (MEC) deu início, nesta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, ao pagamento da oitava parcela do programa Pé-de-Meia. Este programa federal tem como objetivo beneficiar estudantes do ensino médio da rede pública regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estão inscritos no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). Para ter direito ao incentivo, os alunos precisam manter uma frequência mínima de 80% nas aulas.
Nesta fase, a Caixa Econômica Federal, responsável pela administração dos recursos, estima que aproximadamente 3,2 milhões de estudantes receberão o pagamento até o dia 3 de novembro. O valor de R$ 200, relativo ao incentivo-frequência, será distribuído de forma escalonada de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os nascidos em janeiro e fevereiro serão os primeiros a receber, seguidos pelos demais alunos em datas específicas até o início do próximo mês.
O programa Pé-de-Meia, criado em 2024, é voltado para estudantes de baixa renda e visa promover a permanência e a conclusão do ensino médio. Os recursos são depositados em contas poupança da Caixa, com movimentação imediata para aqueles que já completaram 18 anos. Além do incentivo-frequência, o programa oferece outros tipos de incentivos financeiros, podendo totalizar até R$ 9,2 mil por aluno ao final do terceiro ano do ensino médio, dependendo do cumprimento de requisitos específicos.

