Inflação prévia de outubro no Brasil é de 0,18% com queda nos alimentos

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

A prévia da inflação oficial de outubro no Brasil foi registrada em 0,18%, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento nos preços dos combustíveis, enquanto os alimentos apresentaram uma queda pelo quinto mês consecutivo, ajudando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) a desacelerar em relação a setembro, que havia sido de 0,48%.

No acumulado de 12 meses até outubro, o IPCA-15 ficou em 4,94%, uma redução em comparação aos 5,32% do período anterior. As instituições financeiras, consultadas pelo Boletim Focus do Banco Central, projetam que a inflação deverá terminar o ano em 4,7%, permanecendo acima da meta do governo, que é de 3% ao ano, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual. Entre os grupos de produtos pesquisados, cinco tiveram alta, destacando-se vestuário e transportes.

Além disso, a conta de luz teve uma queda significativa, o que contribuiu para a desaceleração da inflação. A migração da bandeira tarifária da energia elétrica foi um fator crucial para essa redução. A divulgação do IPCA completo de outubro está prevista para 11 de novembro, o que poderá fornecer uma visão mais clara da tendência inflacionária no país.

Compartilhe esta notícia