O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, neste domingo (26), a primeira Prova Nacional Docente (PND), com a participação de mais de 1 milhão de inscritos em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Conhecida como o ‘CNU dos Professores’ ou ‘Enem dos Professores’, a prova é uma iniciativa que visa aprimorar a seleção de docentes nas redes públicas de ensino a partir de 2026.
A PND terá duração total de 5 horas e 30 minutos, com um conteúdo que segue a matriz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Composta por questões objetivas e discursivas, a prova abrange diversas áreas de licenciatura, incluindo pedagogia, letras e matemática. As notas obtidas poderão ser utilizadas pelas redes de ensino como critério de seleção para a contratação de professores.
A aplicação do exame é parte do programa Mais Professores para o Brasil, que busca fortalecer a qualidade do magistério. O estado de São Paulo lidera o número de inscritos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com essa iniciativa, o MEC espera fomentar a criação de mais vagas para professores efetivos nas escolas públicas do país.

