O iFood e a Speedbird Aero anunciaram nesta quarta-feira (1º) a retomada das entregas por drones em Aracaju, Sergipe. A operação utiliza a mesma rota do projeto-piloto iniciado em 2021, ligando o shopping Riomar Aracaju a um condomínio na cidade vizinha de Barra dos Coqueiros. Com a aprovação inédita da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voos seguros sobre áreas com circulação de pessoas, o trajeto foi reduzido de cinco para um minuto.
O novo modelo de drone fornecido pela Speedbird tem capacidade para transportar até cinco quilos de comida, superando o limite anterior de três quilos. A operação funciona sete dias por semana, durante dez horas diárias, com duas aeronaves que podem realizar até 280 entregas diárias. Os drones voam a 50 km/h, a uma altitude de 60 metros, e são controlados remotamente por um centro em Franca, São Paulo.
Essa certificação pioneira da Anac representa um avanço significativo para o uso comercial de drones no Brasil, reduzindo tempo e distância nas entregas urbanas. A iniciativa pode impulsionar a logística do setor de delivery e melhorar a experiência dos consumidores ao oferecer entregas mais rápidas e eficientes na região.