Na quarta-feira, 29 de outubro de 2025, a Holanda realiza eleições legislativas antecipadas, que definirão a nova composição do Parlamento, composto por 150 assentos. As urnas abrirão às 7h30 locais e fecharão às 21h, horário em que se espera uma significativa participação dos eleitores. O pleito acontece após a saída do líder do PVV, Geert Wilders, do governo, em junho deste ano, devido à falta de apoio a seu projeto de controle de imigração.
O PVV, que lidera as intenções de voto nas pesquisas eleitorais, enfrenta dificuldades em formar uma coalizão, uma vez que a maioria dos partidos se recusa a unir forças com Wilders. Questões como habitação, saúde e imigração estão entre as principais preocupações do eleitorado holandês, o que poderá influenciar as decisões nas urnas. O partido também defende a redução de gastos públicos, incluindo o fechamento das fronteiras e o retorno de refugiados ucranianos.
A convocação dessas eleições exigiu a renúncia do primeiro-ministro interino, Dick Schoof, que deverá ser sucedido após a formação do novo Parlamento. A saída de Wilders provocou a ruptura da coalizão governamental anterior, composta por diversos partidos, e a nova configuração política poderá impactar significativamente as políticas futuras do país. A expectativa agora é sobre qual partido conseguirá formar uma nova governança e como isso afetará a agenda política da Holanda.

