Helicóptero e caça dos EUA caem no Mar da China Meridional

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

No domingo (26), um helicóptero da Marinha dos Estados Unidos e um caça F/A-18F Super Hornet caíram separadamente no Mar da China Meridional durante operações de rotina. Os acidentes ocorreram em um intervalo de uma hora e, felizmente, todos os tripulantes foram resgatados com segurança. A localização exata do porta-aviões USS Nimitz, de onde as aeronaves operavam, não foi divulgada pela Marinha dos EUA.

O presidente Donald Trump, que estava em visita à Ásia, comentou sobre os acidentes, classificando-os como incomuns. Ele sugeriu que a causa poderia estar relacionada a “combustível de má qualidade” e afirmou que uma investigação está em andamento para determinar os detalhes. A Frota do Pacífico dos EUA confirmou que todos os envolvidos estão em condições estáveis.

O Ministério das Relações Exteriores da China ofereceu assistência humanitária após os incidentes, destacando a disponibilidade de cooperação entre os países. Trump encerrará sua viagem com uma cúpula com o presidente chinês, Xi Jinping, na próxima quinta-feira (30). Esses eventos podem impactar as relações bilaterais entre os dois países, especialmente em um contexto de crescente tensão regional.

Compartilhe esta notícia