Governo dos EUA entra em paralisação e serviços públicos são afetados

Camila Pires
Tempo: 1 min.

O governo dos Estados Unidos iniciou uma paralisação nesta quarta-feira (1º) após o Congresso não conseguir aprovar um projeto orçamentário para financiar as atividades federais. Conhecida como ‘shutdown’, esta é a 15ª paralisação desde 1981 e afeta diretamente serviços públicos essenciais, como o controle aéreo, pagamento de benefícios e funcionamento de museus e parques nacionais.

Durante a paralisação, cerca de 11 mil funcionários da Administração Federal de Aviação foram enviados para casa, enquanto 13 mil controladores de tráfego aéreo continuam trabalhando sem receber salário imediato. Além disso, atrações turísticas como a Estátua da Liberdade e o National Mall devem fechar temporariamente. Serviços como pagamento de aposentadorias, o Serviço Postal e forças de segurança federal permanecem ativos, embora com operações limitadas em algumas áreas.

A crise orçamentária decorre da disputa política entre democratas, que exigem a extensão de programas de assistência médica, e republicanos, que defendem a separação dessas questões do orçamento geral. A paralisação pode atrasar dados econômicos importantes, afetar políticas públicas e influenciar as eleições legislativas de 2026, além de gerar impactos econômicos significativos para o país.

Compartilhe esta notícia