Governo apresenta solução para perda de MP do IOF, diz Hugo Motta

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que o governo federal deve apresentar uma solução para compensar as perdas decorrentes da caducidade da Medida Provisória Alternativa ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Essa proposta será revelada até a próxima semana, conforme afirmou Motta em entrevista nesta quinta-feira, 23. Ele também destacou que o debate sobre cortes nas renúncias fiscais será postergado.

Em um ano eleitoral, o governo enfrenta desafios para equilibrar suas contas e busca formas de arrecadar novas receitas. A intenção é recuperar pelo menos parte das perdas associadas à MP 1303, que foi rejeitada pela Câmara. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, mencionou a intenção de discutir a proposta do Ministério da Fazenda na próxima semana, visando controlar gastos.

Motta ressaltou que o tema das renúncias fiscais ainda não será votado e que o debate sobre cortes será abordado em um momento posterior. Ele se referiu a uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, como produtiva, sinalizando um esforço colaborativo entre diferentes setores do governo. Essa situação destaca a complexidade das negociações políticas em um cenário econômico desafiador.

Compartilhe esta notícia