Governador do Pará defende exploração de petróleo na bacia do Amazonas

Eduardo Mendonça
Tempo: 1 min.

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou que a liberação do Ibama para que a Petrobras perfure um poço na bacia da Foz do Amazonas é uma decisão tecnicamente robusta. Em entrevista à GloboNews, Barbalho destacou que foram cinco anos de análises e discussões que levaram à autorização, enfatizando a importância da pesquisa para a segurança energética do Brasil.

Barbalho argumentou que a localização do projeto, a 540 km da foz do Rio Amazonas, é estratégica, já que países vizinhos como Suriname e Guiana Francesa estão realizando atividades exploratórias na região. Ele ressaltou que, se o Brasil não expandir sua oferta de petróleo, poderá enfrentar a necessidade de importações em até 15 anos, o que seria incoerente dadas as riquezas disponíveis no subsolo brasileiro.

Além de defender a exploração, Barbalho mencionou que o Estado do Pará atuará como retaguarda logística para o Amapá, onde as pesquisas começarão. O governador também comentou sobre as obras para a COP-30, que ocorrerá em Belém, destacando que todas as iniciativas estão prontas para receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que contará com a participação de delegados de 184 países.

Compartilhe esta notícia