Ad imageAd image

Gabriel Galípolo defende aumento da produtividade para crescimento sustentável do Brasil

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira, 23, em Jacarta, na Indonésia, que o Brasil está em um ciclo de crescimento contínuo, mas que este é impulsionado principalmente pela inclusão de novos fatores de produção. Ele defendeu que o verdadeiro caminho para um crescimento sustentável a longo prazo reside no aumento dos ganhos de produtividade em diversos setores, especialmente no agro e nas commodities.

Durante sua participação no Fórum Econômico Indonésia-Brasil, Galípolo observou que, embora o país tenha registrado melhorias em produtividade, o crescimento atual depende mais da redução do desemprego e do aumento da força de trabalho. Segundo ele, é difícil manter esse crescimento, pois eventualmente a inclusão de novos fatores de produção chega ao limite, tornando crucial a busca por maior eficiência produtiva.

O presidente do Banco Central enfatizou que o crescimento sustentável deve ser alcançado através da capacidade de produção mais eficiente, e que isso requer mais colaborações internacionais em pesquisa e tecnologia. Além disso, Galípolo destacou as semelhanças entre Brasil e Indonésia na busca por cadeias produtivas complexas, o que pode favorecer ambos os países devido a suas características populacionais e de recursos naturais.

Compartilhe esta notícia