A Ford encerrou a produção do Focus ST em 26 de setembro de 2025 na fábrica de Saarlouis, no estado alemão de Sarre, dando continuidade ao processo de descontinuação global do modelo Focus previsto para novembro deste ano. O Focus ST era a versão esportiva do hatch médio da Ford e concorria diretamente com o Volkswagen Golf GTI no mercado europeu.
Equipado com motor 2.3 turbo EcoBoost de quatro cilindros e 276 cavalos de potência, além de câmbio manual de seis marchas e tração dianteira, o Focus ST marcou presença por quatro gerações desde 2002. A versão mais potente da linha, o Focus RS com tração integral, foi descontinuada em 2020. A decisão da Ford de retirar os modelos pequenos do mercado europeu faz parte de uma estratégia para focar exclusivamente em SUVs e picapes.
Com a saída do Focus ST, o segmento europeu de hatches esportivos fica dominado por concorrentes como o Volkswagen Golf GTI e o Hyundai i30 N. Essa mudança reforça a tendência do mercado automotivo europeu em direção a veículos maiores e mais versáteis, enquanto modelos tradicionais como o Fiesta e o próprio Focus são gradualmente eliminados da oferta da Ford.