O longa-metragem “Napoli – New York”, do diretor italiano Gabriele Salvatores, será apresentado na cerimônia de abertura do 20º Festival de Cinema Italiano, que ocorre no dia 28 de outubro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O filme, que narra a jornada de duas crianças que embarcam clandestinamente para os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, é inspirado em uma história original de Federico Fellini e Tullio Pinelli.
Com uma narrativa que mescla realismo histórico e poesia visual, a obra aborda as esperanças e dores da imigração italiana. Os protagonistas, Carmine e Celestina, enfrentam desafios enquanto buscam reencontrar a irmã de Celestina em Nova York, apresentando o contexto difícil da época e a luta pela sobrevivência em uma nova terra.
A abertura do festival contará com a presença do ator ítalo-brasileiro Reynaldo Gianecchini como mestre de cerimônias e reunirá autoridades e personalidades do setor cultural. O evento, promovido pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em parceria com a Embaixada da Itália e o Ministério da Cultura, se estenderá até 29 de novembro, apresentando 24 filmes, entre obras inéditas e clássicos do cinema italiano.


