A cidade de Milão, na Itália, recebe a partir de hoje, 30 de outubro, a 12ª edição do Festival Agenda Brasil, que se estenderá até 6 de novembro. Este evento promove o melhor do cinema brasileiro, apresentando uma seleção de nove filmes de ficção e cinco documentários que evidenciam a diversidade e a riqueza da sétima arte no país sul-americano.
As exibições ocorrerão no Anteo Palazzo del Cinema e contarão com debates com diretores e protagonistas das obras apresentadas. Além disso, o festival inclui atividades paralelas, como workshops e concertos, visando criar um ambiente interativo e enriquecedor para o público. Segundo Regina Nadaes Marques, diretora da Associação Vagaluna, a missão do festival é aumentar o reconhecimento do cinema brasileiro no exterior.
O festival destaca obras que abordam temas universais, imersas na realidade brasileira, como as histórias de amor em meio à escassez hídrica no Nordeste e os impactos das inundações na Amazônia. Com a participação de um público diversificado, incluindo 75% de italianos, o Agenda Brasil reforça a presença cultural do Brasil na Itália, planejando também edições em outras cidades italianas nos próximos anos.

