EUA impõem restrições a equipamentos de telecomunicações da China

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) endureceu, em 28 de outubro de 2025, as regras para a importação e comercialização de novos equipamentos de telecomunicações provenientes da China. A decisão, que cita especificamente as empresas Huawei e Hikvision, visa proteger a segurança nacional ao considerar que esses dispositivos podem ser utilizados para espionagem pelo Partido Comunista Chinês contra cidadãos e empresas norte-americanas.

A FCC classificou o uso de transmissores modulares, essenciais para as redes de comunicação e a Internet das Coisas, como um ‘risco inaceitável’. Esses componentes, ao serem integrados a diferentes dispositivos, podem comprometer a segurança das comunicações nos EUA, facilitando a vigilância e outras ameaças por parte de adversários estrangeiros, especialmente a China. A decisão fecha um grande mercado para as empresas chinesas e reflete a intensificação da disputa comercial entre as duas nações.

A medida foi anunciada dias antes de um encontro importante entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, que ocorrerá em 30 de outubro. A reunião tem como objetivo discutir as relações bilaterais e questões de interesse mútuo, o que torna a decisão da FCC ainda mais significativa. O impacto dessa restrição pode gerar repercussões ampliadas nas relações comerciais e diplomáticas entre os países.

Compartilhe esta notícia