A partir de 1º de outubro de 2025, os Estados Unidos passaram a exigir que solicitantes de visto menores de 14 anos e maiores de 79 anos realizem entrevista presencial nas embaixadas e consulados americanos. A regra vale para cidadãos de todos os países que necessitam do visto, incluindo brasileiros, e foi anunciada oficialmente pelo Departamento de Estado dos EUA em julho deste ano. Inicialmente prevista para setembro, a medida teve sua implementação adiada para outubro.
A nova exigência mantém exceções para quem renova vistos B-1, B-2 ou B-1/B-2 que estejam válidos ou expirados há menos de 12 meses, além de categorias diplomáticas e oficiais específicas. Mesmo nessas situações, o consulado pode solicitar entrevista caso considere necessário. O valor da taxa para emissão do visto permanece em US$ 185, apesar da aprovação em julho de uma taxa adicional de US$ 250, que ainda não tem data para entrar em vigor.
A mudança busca reforçar a segurança e o controle migratório dos EUA, mas tem gerado preocupação no setor turístico americano, que pressiona por adiamento da nova taxa. Para brasileiros e demais viajantes, a alteração pode impactar o processo de obtenção do visto e o fluxo de turistas e profissionais que visitam os Estados Unidos. O governo americano ainda não definiu quando aplicará a taxa extra aprovada recentemente.