Os deputados federais Mário Heringer (PDT-MG) e Alceu Moreira (MDB-RS) debateram nesta quarta-feira (1º) a proposta de ampliar a faixa de isenção do imposto de renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês. O principal ponto de discordância entre os parlamentares foi a forma de compensar a perda de receita para o governo decorrente da medida.
Heringer defendeu que a compensação deve vir dos mais ricos, argumentando que cerca de 16 milhões de pessoas seriam beneficiadas, enquanto 140 mil contribuintes mais abastados poderiam arcar com o custo. Ele ressaltou que a medida traria justiça tributária e aumentaria o poder de compra da classe média, impulsionando o comércio e a indústria.
Por outro lado, Alceu Moreira alertou que o custo acabará sendo repassado ao consumidor final, já que os aumentos tributários tendem a elevar os preços dos serviços e produtos. Para ele, além da justiça social, seria necessário reduzir os gastos públicos para equilibrar as contas. O debate evidencia as dificuldades em conciliar justiça fiscal e sustentabilidade econômica no Brasil.