O governo federal dos Estados Unidos entrou em paralisação à meia-noite de quarta-feira (1º), após o Congresso não aprovar uma medida de financiamento para manter suas atividades. Os líderes democratas Hakeem Jeffries e Chuck Schumer responsabilizaram diretamente o presidente Donald Trump e o Partido Republicano pela crise, afirmando que eles “não querem proteger a saúde do povo americano”.
Em comunicado conjunto, Jeffries e Schumer destacaram que os democratas permanecem dispostos a negociar um acordo bipartidário, mas ressaltaram a necessidade de um parceiro confiável para avançar. Enquanto isso, o presidente da Câmara, Mike Johnson, e o líder da maioria no Senado, John Thune, declararam que não iniciarão negociações até que o governo seja reaberto. O Senado deve votar novamente sobre a proposta republicana de financiamento na manhã seguinte.
Esta é a primeira paralisação do governo americano desde 2019, gerando incertezas sobre seus impactos internos e externos. O impasse político pode prolongar a crise, afetando serviços públicos e a economia, além de pressionar os líderes a encontrar uma solução para retomar as operações governamentais e evitar maiores prejuízos.