CPI do INSS convoca deputados suspeitos de fraudes em aposentadorias

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, deputado Alfredo Gaspar, anunciou, em sessão no dia 27 de outubro de 2025, sua intenção de convocar o deputado Euclydes Pettersen e o senador Weverton Rocha para depor sobre supostas fraudes no pagamento de aposentadorias. Gaspar afirmou que é essencial ouvir esses congressistas, que já foram mencionados em investigações anteriores relacionadas ao esquema de desvios na previdência social.

O relator destacou que a convocação dos parlamentares é uma “boa oportunidade” para que eles possam se defender e prestar esclarecimentos. Ele expressou sua expectativa de que não haja “nenhuma blindagem” durante os depoimentos. A investigação já liga o senador Rocha a um sócio que estaria implicado em fraudes, o que aumenta a urgência da convocação.

Com a proposta do deputado Kim Kataguiri para a convocação, a CPMI busca aprofundar as investigações sobre os possíveis envolvidos em irregularidades no INSS. A expectativa é que os depoimentos ajudem a esclarecer as conexões entre os parlamentares e o esquema, além de trazer à tona informações relevantes sobre a dinâmica das fraudes no sistema previdenciário.

Compartilhe esta notícia