A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1010/23, que busca incluir as academias no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, conhecido como Perse. A proposta, que visa mitigar os prejuízos enfrentados pelo setor esportivo durante a pandemia de Covid-19, exclui apenas as academias que fazem parte do Simples Nacional.
Criado para ajudar a recuperar setores duramente atingidos, como turismo e cultura, o Perse oferece medidas como redução de tributos. O relator da proposta, deputado Ossesio Silva, ressaltou que o setor esportivo foi um dos mais impactados pela crise sanitária, com muitas academias enfrentando dívidas e uma queda de até 52% em faturamento durante o período de restrições.
A proposta agora seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e Cidadania, antes de ser votada pela Câmara e pelo Senado. Se aprovada, a medida poderá trazer alívio financeiro para as academias, que enfrentam desafios significativos na recuperação pós-pandemia.

