Desde domingo (28), quatro equipes de brigadistas atuam no combate a um incêndio na região da Serra da Santana, no município de Cavalcante, Goiás. O fogo ainda não atingiu o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que permanece aberto à visitação, conforme informou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Até o momento, não há uma estimativa oficial sobre a extensão da área queimada. A força de combate é composta por 35 brigadistas: 24 do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), 6 da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante (Brivac) e 5 do ICMBio, que contam com o apoio de cinco viaturas. Algumas propriedades rurais foram atingidas, sofrendo danos em cercas e cocheiras.
O combate ao incêndio segue em andamento para conter as chamas e evitar maiores prejuízos ambientais e econômicos. A preservação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é prioridade para as autoridades ambientais, que monitoram a situação de perto. O episódio destaca a necessidade de ações preventivas e rápidas respostas para proteger áreas sensíveis na região.