Guilherme Boulos, ex-deputado federal e liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República em 20 de outubro de 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o anúncio por meio de suas redes sociais, destacando a importância de Boulos para o governo, especialmente em tempos de mudanças frequentes no primeiro escalão, com esta sendo a 13ª troca desde o início do atual mandato.
Boulos, que substituirá Márcio Macêdo, ressaltou que sua principal missão será ‘colocar o governo na rua’, promovendo um diálogo direto com a população. Ele pretende levar as realizações do governo até os cidadãos e ouvir suas demandas em todos os estados do Brasil. Essa abordagem visa fortalecer a participação social e a conexão do governo com as necessidades reais da população.
As mudanças no governo Lula refletem uma tentativa de revitalizar a administração e responder às críticas sobre a falta de diálogo com a sociedade. A nomeação de Boulos é vista como uma estratégia para ampliar a base de apoio do governo, especialmente em um contexto político desafiador, onde a comunicação e a participação popular são cruciais para a sustentabilidade da gestão.

