O Banco Central do Brasil implementou nesta quarta-feira (1º) um novo recurso antifraude para o Pix, denominado “botão de contestação”, que já está disponível nos aplicativos dos bancos. A ferramenta visa acelerar a devolução de valores para usuários que tenham sido vítimas de golpes financeiros na plataforma de pagamentos instantâneos.
Chamado oficialmente de Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão permite que a vítima conteste a transação diretamente pelo app bancário, notificando imediatamente o banco do recebedor do valor. Este banco deve bloquear total ou parcialmente os recursos contestados, e ambos os bancos têm até sete dias para analisar o caso. Se confirmada a fraude, a devolução é feita em até onze dias após a contestação.
O Banco Central esclarece que o recurso é exclusivo para fraudes, golpes e coerção, não abrangendo erros de digitação ou desacordos comerciais. A iniciativa integra um conjunto de medidas recentes para aprimorar a segurança do Pix e proteger os usuários contra perdas financeiras, tornando o processo mais rápido e menos burocrático.