Anvisa proíbe substâncias cancerígenas em esmaltes em gel

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

Na quarta-feira (29), a Anvisa anunciou a proibição de duas substâncias químicas, o TPO e o DMPT, em produtos de cosméticos como esmaltes em gel. A decisão tem como base estudos que indicam o potencial cancerígeno do DMPT e os riscos à reprodução associados ao TPO. As empresas terão um prazo de 90 dias para descontinuar a venda desses produtos.

Além de esmaltes, as substâncias podem ser encontradas em itens de higiene pessoal e perfumes, o que amplia a preocupação com a saúde pública. A proibição se alinha aos padrões de segurança estabelecidos pela União Europeia, que já havia banido esses compostos. Assim, o Brasil busca evitar a comercialização de produtos inseguros em seu território.

Com essa medida, a Anvisa reforça seu compromisso com a proteção da saúde dos consumidores e a segurança dos produtos disponíveis no mercado. As implicações dessa decisão poderão influenciar a indústria de cosméticos e provocar uma revisão de fórmulas, promovendo maior transparência e segurança nas escolhas dos consumidores.

Compartilhe esta notícia