A Vigilância Sanitária de Goiânia realizou, entre janeiro e agosto de 2025, um total de 14.123 inspeções em estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços na capital goiana. Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, as ações têm como objetivo fiscalizar o cumprimento das normas de higiene, segurança e qualidade para prevenir riscos à saúde pública. Neste ano, o órgão já recebeu 576 denúncias que contribuíram para intensificar as fiscalizações.
As inspeções avaliaram as condições físico-estruturais, de higiene e a conformidade dos produtos e serviços com a legislação vigente. Como resultado, foram emitidas 5.257 intimações, aplicadas 626 autuações e realizadas 52 interdições em estabelecimentos que operavam com irregularidades. A Vigilância Sanitária também participou de 153 operações conjuntas com instituições parceiras, como o Ministério da Agricultura, Agrodefesa, Anvisa, Delegacia do Consumidor e Procon. Durante essas ações, foram apreendidos 205 produtos impróprios para consumo e efetuadas 99 inutilizações nos próprios locais.
A diretora da Vigilância Sanitária de Goiânia, Francinez Linhares, enfatiza a importância da participação da população por meio das denúncias para acelerar a identificação e correção de irregularidades que possam causar danos à sociedade. A Prefeitura disponibiliza canais para denúncias relacionadas a alimentos vencidos, falta de higiene, ausência de alvará sanitário em clínicas e outros problemas que impactam o bem-estar coletivo.