A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realiza, no dia 10 de setembro, um evento em homenagem ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Com o tema ‘Intersecções entre educação, saúde mental e políticas públicas’, o encontro ocorrerá no Auditório Central do Campus I, a partir das 8h, e contará com a participação de profissionais de diversas instituições de saúde e assistência social, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o Hospital de Emergências (HE) do Amapá.
O evento, organizado pela Divisão de Ações Comunitárias e Assuntos Estudantis (Dacae) e pela Unidade de Assistência ao Estudante (UAE), tem como objetivo discutir e fortalecer políticas públicas voltadas à saúde mental. Durante o encontro, serão abordadas ferramentas e experiências da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) na prevenção ao suicídio, além de estratégias de cuidado no ambiente acadêmico e os impactos da violência contra minorias na saúde mental.
Com mesas-redondas e palestras que contarão com a presença de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, o evento visa ampliar o diálogo sobre a importância da saúde mental na universidade e na sociedade. Ao final, um coffee break será oferecido aos participantes, encerrando uma programação que busca articular a Ueap como um importante agente na promoção da saúde mental no Amapá.