A série de reportagens ‘Vil Metal’, da TV Bahia, estreou nesta terça-feira (9) e investiga o tráfico de cobre em Salvador. Assinada pelos jornalistas Alexandre Lyrio e Adriana Oliveira, a série apresenta quatro reportagens que exploram desde pequenos furtos de fios até o tráfico internacional do cobre, destacando o impacto social desses delitos na capital baiana.
No primeiro episódio, a produção retrata a rotina de furtos na cidade e as circunstâncias que envolvem esses crimes, frequentemente cometidos por dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. O titular da delegacia de Furtos e Roubos de Salvador, Jean Fiuza, enfatiza que a população em situação de rua não deve ser culpabilizada, pois representa apenas uma parte do esquema ilegal.
De janeiro a julho de 2025, a rede elétrica municipal registrou 570 ocorrências de furtos, um aumento de mais de 80% em relação ao mesmo período do ano anterior, resultando em prejuízos superiores a R$ 1 milhão, segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A série ‘Vil Metal’ busca conscientizar a população sobre a gravidade do problema e suas implicações sociais.