O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo, 28 de setembro, que há uma ‘chance real de grandeza’ nas negociações de paz no Oriente Médio. Em uma publicação na Truth Social, Trump afirmou que ‘todos estão engajados em algo especial’ pela primeira vez, enquanto se prepara para uma reunião com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na Casa Branca nesta segunda-feira, 29.
A declaração de Trump surge em um momento crítico, após o presidente americano indicar que está próximo de um acordo para encerrar a guerra em Gaza. Embora o jornal israelense Haaretz tenha reportado que o Hamas concordou em libertar reféns em troca de prisioneiros palestinos, a situação permanece tensa e sem detalhes claros sobre as negociações. O Hamas também afirmou que não recebeu novas propostas de mediadores internacionais.
A crise humanitária em Gaza se agrava, com mais de 65 mil palestinos mortos desde o início do conflito, que se intensificou após um ataque do Hamas em 7 de outubro. Uma comissão da ONU concluiu que há um genocídio em curso na região, atribuindo responsabilidades ao governo de Netanyahu. As implicações dessas negociações são vastas e podem impactar significativamente a estabilidade da região e a vida dos civis afetados pelo conflito.