O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a Índia nesta segunda-feira (1º), classificando os laços comerciais entre os dois países como ‘uma tragédia totalmente desigual’. A declaração ocorreu logo após o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitar a China para participar da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai. Trump também afirmou que a Índia havia oferecido zerar suas tarifas, mas que ‘já estava ficando tarde’ e que o país deveria ter feito isso ‘há anos’.
A tensão entre os dois países se intensifica enquanto os EUA mantêm tarifas de 50% sobre produtos indianos e impuseram tarifas secundárias de 25% devido à compra de petróleo russo pela Índia. O governo indiano classificou essas medidas como ‘injustas, injustificadas e desproporcionais’. Dados da Organização Mundial do Comércio mostram que a Índia aplica uma tarifa média de 6,2% sobre importações dos EUA, enquanto os americanos cobram uma tarifa média de 2,4% sobre produtos indianos.
As relações entre os Estados Unidos e a Índia se desgastaram nos últimos meses, interrompendo mais de 20 anos de aproximação. Propostas de acordos comerciais, como um acordo de tarifas ‘zero a zero’, não avançaram, levando Trump a impor tarifas elevadas. Especialistas alertam que essa disputa tarifária pode afetar a dinâmica geopolítica na região, especialmente com o fortalecimento das relações entre Índia e China.