Três bares foram interditados nesta terça-feira (30) em São Paulo após registros de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas. Dois estabelecimentos ficam na capital paulista, nos bairros dos Jardins e da Mooca, e um em São Bernardo do Campo. A Vigilância Sanitária do Estado e do município, em parceria com a Polícia Civil, conduziu as interdições.
Na segunda-feira (29), a Prefeitura de São Paulo já havia realizado fiscalizações nos bares dos Jardins e da Mooca, apreendendo mais de cem garrafas destiladas sem rótulo e sem comprovação de origem. Em São Bernardo do Campo, as garrafas recolhidas foram encaminhadas para perícia. O governo estadual anunciou a criação de um gabinete de crise para acompanhar o caso. Além disso, outras fiscalizações resultaram na apreensão de bebidas e interdição parcial de uma distribuidora na zona Sul da capital.
O secretário estadual de Saúde informou que as unidades estão preparadas para atender casos de intoxicação por metanol, destacando a importância do atendimento precoce. Até o momento, sete casos foram confirmados no estado, com cinco mortes, sendo que uma delas está relacionada ao consumo de bebida adulterada. As autoridades investigam se os demais casos estão ligados ao consumo social ou à ingestão de álcool adquirido irregularmente. Outros 15 casos suspeitos seguem sob análise.