A Tesla anunciou um recall de 7.301 veículos Model Y produzidos em 2025, devido a falhas de software que podem causar ferimentos aos motoristas. As autoridades australianas alertaram que o sistema de proteção automática da janela do lado do motorista pode não funcionar corretamente, resultando em fechamento excessivo da janela em caso de obstrução. Este recall é o maior da montadora neste ano e se soma a uma série de desafios enfrentados pela empresa, que vê suas vendas caírem enquanto concorrentes como a BYD ganham espaço no mercado.
A falha foi identificada em um momento crítico para a Tesla, que enfrenta quedas consecutivas nas vendas, enquanto suas rivais, especialmente a chinesa BYD, estão conquistando cada vez mais mercado. A empresa de Elon Musk informou que entrará em contato com todos os proprietários dos veículos afetados e que a correção será realizada gratuitamente por meio de uma atualização de software. Este recall se destaca não apenas pelo número de veículos envolvidos, mas também por indicar um possível problema recorrente na segurança dos modelos da montadora.
Em março deste ano, quase 300 veículos Model Y e Model 3 já haviam sido recolhidos devido a problemas na direção hidráulica. Além disso, um defeito semelhante foi identificado nos Estados Unidos em 2022, quando cerca de 1,1 milhão de veículos Model 3 e Model S precisaram passar por reparos. A repetição desses problemas levanta preocupações sobre a qualidade e a segurança dos veículos da Tesla em um mercado cada vez mais competitivo.