O Supremo Tribunal Federal (STF) dá início nesta terça-feira (2) ao julgamento de oito réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusados de articular uma tentativa de golpe de Estado no Brasil em 2022. Os réus foram formalmente acusados em março deste ano e enfrentam graves acusações, como organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
O julgamento começará com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, seguido pela defesa do procurador-geral da República, Paulo Gonet. As defesas dos réus terão uma hora cada para apresentar suas sustentações, e a votação será iniciada pelo ministro Moraes, que decidirá sobre a condenação ou absolvição dos acusados.
As implicações desse julgamento são profundas para a política brasileira, pois a condenação dos réus pode reforçar a responsabilização por tentativas de subversão da ordem democrática. Além disso, o desfecho poderá influenciar a percepção pública sobre a integridade das instituições e a proteção da democracia no país.