O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9) o julgamento do Núcleo 1 da suposta trama golpista, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. A fase de votação, que se estenderá até o dia 12 de setembro, poderá culminar em condenações que superam 30 anos de prisão para os réus, incluindo figuras proeminentes como ex-ministros e um deputado federal.
O julgamento começou em 2 de setembro, com a leitura do relatório do ministro Alexandre de Moraes e sustentações das defesas. As acusações incluem a elaboração de planos para a tentativa de golpe e atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que foram considerados planejados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
As decisões dos ministros da Primeira Turma do STF, que votarão sobre a condenação ou absolvição dos acusados, terão um impacto profundo na política brasileira. A condenação não resultará em prisão automática, mas poderá estabelecer precedentes importantes sobre a responsabilização por ações que ameaçam a democracia.