A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) inicia nesta sexta-feira (5) uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o suicídio. O evento inaugural, o Seminário Saúde e Segurança: Um Olhar pela Vida, ocorrerá das 8h30 às 18h no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
As atividades seguirão com a Capacitação em Prevenção e Pósvenção do Suicídio no dia 11, voltada para agentes comunitários de saúde. Nos dias 11 e 12, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, sediará o I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo, reunindo profissionais da saúde e estudantes para discutir o manejo do sofrimento psíquico. A programação inclui ainda um Café da Manhã no Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS) e ações educativas na sede da Sesau.
O encerramento da campanha está marcado para o dia 28, na Praia de Ponta Verde, em Maceió, com atividades educativas e culturais. Tereza Tenório, supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, enfatiza a importância da campanha para romper o estigma social em torno do suicídio e promover diálogos abertos sobre saúde mental. A iniciativa visa reforçar que a vida importa e que a prevenção é possível através do cuidado em rede.