Na segunda-feira (1º), especialistas se reuniram em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado para discutir a criação da Semana Nacional da Previdência Social, proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS). O projeto visa informar a população sobre a importância da Previdência e promover melhorias no sistema, especialmente diante das mudanças no mercado de trabalho e o aumento da informalidade.
Durante o debate, Paim destacou que a campanha deve enfatizar a formalização do trabalho e a necessidade de todos contribuírem para os benefícios previdenciários. Especialistas alertaram sobre a desvalorização do emprego formal e a dificuldade de contribuição dos trabalhadores em novas modalidades de trabalho, como aplicativos, o que compromete a base de financiamento da Previdência.
A proposta também busca assegurar um espaço institucional para disseminar informações sobre a Previdência Social, promovendo a conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos e deveres. Além disso, foram levantadas questões sobre renúncias fiscais que afetam o financiamento do setor, com sugestões de novas formas de arrecadação, como impostos sobre inteligência artificial.