O Senado Federal realizou nesta sexta-feira uma sessão especial em homenagem aos 40 anos do Programa Calha Norte, que visa garantir a soberania e promover o desenvolvimento nos municípios da Amazônia Legal. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) abriu a sessão lembrando a criação do programa durante o governo do ex-presidente José Sarney e ressaltou a relevância das emendas parlamentares para o progresso das regiões atendidas.
Ao longo das quatro décadas, o Calha Norte expandiu suas ações, beneficiando 784 cidades em dez estados, incluindo Acre, Amapá e Amazonas. O programa, inicialmente voltado para a segurança territorial, agora se concentra em iniciativas sociais, como saúde e educação, refletindo uma mudança de foco após sua transferência para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Os participantes da sessão assistiram a um vídeo que ilustrou as conquistas do programa, que se tornou um vetor de desenvolvimento humano na Amazônia. O secretário da Representação do Governo do Amapá em Brasília, Aziel Araújo, enfatizou a transformação nas políticas públicas promovidas pelo Calha Norte, destacando seu papel em superar as limitações burocráticas e melhorar os índices de desenvolvimento humano na região.