A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou, em 2 de setembro de 2025, o projeto que cria a Rota Turística dos Lençóis Maranhenses e Delta. A proposta, de autoria da senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), recebeu parecer favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) e, caso não haja recurso para votação em Plenário, seguirá para análise da Câmara dos Deputados. A rota abrange municípios como Barreirinhas, Humberto de Campos e Tutóia, com o objetivo de desenvolver o potencial turístico da região e fomentar o empreendedorismo local.
Ana Paula Lobato destacou que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com 156,5 mil hectares, está concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Dados do Ministério do Turismo indicam que a região é o quarto destino turístico mais desejado pelos brasileiros. A senadora Dorinha Seabra enfatizou que a medida representa um baixo custo para o erário, mas um grande impacto para a economia do turismo no Maranhão e no Brasil, alinhando-se ao princípio da regionalização previsto na Lei Geral do Turismo.
Além disso, os senadores aprovaram um requerimento para que a comissão indique representantes para a abertura da 37ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), que ocorrerá no Rio Grande do Sul entre 6 e 9 de novembro. O evento é uma importante vitrine para o setor turístico nacional e reforça a relevância das iniciativas voltadas ao desenvolvimento do turismo no Brasil.