O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, proferiu críticas contundentes contra a liderança militar durante um discurso realizado em 30 de setembro de 2025 na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, no estado da Virgínia. Em um encontro que reuniu cerca de 800 oficiais de alta patente das Forças Armadas americanas, Hegseth acusou os “generais gordos” e as políticas de diversidade adotadas nas forças militares de terem provocado “décadas de decadência”.
Durante o evento, o secretário afirmou que aqueles que não apoiassem sua agenda deveriam renunciar às suas patentes. Ele também criticou os “líderes políticos tolos e imprudentes” que, segundo ele, definiram um rumo errado para o país, afirmando que o Departamento de Defesa se tornou um “Departamento Woke”, expressão usada por conservadores para se referir a políticas progressistas consideradas excessivas.
As declarações de Hegseth refletem uma crescente tensão entre setores militares e o governo republicano liderado pelo ex-presidente Donald Trump. A retórica pode gerar impactos na moral das tropas e indicar uma possível reestruturação da liderança militar alinhada à agenda política atual, com consequências para a política de defesa e a estabilidade institucional dos Estados Unidos.