No evento SAS Innovate On Tour 2025, realizado em São Paulo no dia 11 de setembro, Alexandre Sona, head de tecnologia do Santander, apresentou sua visão sobre o futuro da inteligência artificial nos bancos. Ele defendeu que o modelo ‘agent as a service’ pode não apenas diminuir custos operacionais, mas também proporcionar um retorno sobre investimento (ROI) significativo às empresas, especialmente com a queda dos preços dos serviços de IA. Sona ressaltou que a IA já é utilizada no Santander há algum tempo e que um novo projeto que simula decisões de analistas de crédito deve entrar em produção no próximo trimestre.
Sona também abordou a parceria recente do banco com a OpenAI e a necessidade de treinar profissionais para utilizar a IA de forma eficaz. Ele acredita que a tecnologia não substituirá os humanos, mas sim potencializará suas funções. Para ele, o uso da IA deve se tornar tão comum quanto o Excel nas empresas, embora ainda exija habilidades específicas para maximizar seu desempenho. O executivo destacou que profissionais com formação em áreas intelectuais estão em vantagem nesse novo mercado emergente de engenharia de prompt, essencial para o sucesso na interação com a IA.