A Sabesp anunciou nesta segunda-feira (1°) que as obras para reparar a cratera na Marginal do Rio Tietê, que se abriu em abril de 2025, devem ser concluídas apenas em março de 2026. Em entrevista ao SP1, da TV Globo, o diretor de engenharia da companhia, Roberval Tavares, afirmou que o prazo se estendeu devido à complexidade do problema, que envolve a estabilização da cratera e a remoção do esgoto que estava vazando no interceptor.
Desde a abertura da cratera em 10 de abril, motoristas enfrentam dificuldades na Marginal Tietê, onde cones e máquinas ocupam a pista. A Sabesp identificou que o problema era mais grave do que se imaginava, exigindo uma obra complexa a 15 metros de profundidade. Para isso, foram criados pontos de transferência de esgoto para minimizar os impactos na região, que afeta mais de 435 mil imóveis da Zona Norte.
A situação requer atenção especial, pois a Sabesp foi notificada pela CETESB após ter bombeado esgoto para o Rio Tietê como medida de contingência. O diretor Roberval Tavares garantiu que todas as precauções estão sendo tomadas para evitar novos deslizamentos e assegurar a segurança dos operários. A conclusão das obras é crucial para a normalização do tráfego na Marginal e para a preservação do meio ambiente.