O instrumentista amazonense Rosivaldo Cordeiro, que reside na França há nove anos, tem se destacado por sua contribuição à música da Amazônia. Ele é pioneiro na apresentação da ‘guitarrada’ aos franceses e criou o primeiro curso de bandolim brasileiro no país, sendo reconhecido como embaixador oficial da Amazônia pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas em 2018. Sucessos como ‘Tic, Tic, Tac’, que viralizou nas redes sociais, solidificam sua presença no cenário musical europeu.
Rosivaldo Cordeiro, que celebra 50 anos de vida e 39 dedicados à música, também deixou sua marca no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, onde criou o primeiro curso público de choro no Brasil. Atualmente, ele continua a promover a cultura amazônica através de aulas e apresentações na França, ressaltando a singularidade da música da região. “O reconhecimento de ser um músico brasileiro, de Manaus, na Europa, é o grande presente que eu trago nesse meio século de vida”, afirma.
Com novos projetos em andamento, Rosivaldo está produzindo um álbum intitulado ‘Coração Latino’, que mistura ritmos latinos e deve ser lançado até o fim de setembro. Além disso, ele planeja lançar ‘Alma Instrumental’ em novembro, com releituras de sucessos e composições próprias. O artista acredita que sua trajetória representa a alegria e a riqueza cultural da Amazônia para o público europeu, prometendo cada vez mais representatividade nos próximos anos.