O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, acompanhou nesta segunda-feira (29/09), em Brasília, a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2025-2027. Na ocasião, Alexandre de Moraes assumiu a vice-presidência da Corte. Caiado parabenizou Fachin, ressaltando sua trajetória como jurista e a importância da harmonia entre os Poderes para o fortalecimento da democracia.
Durante a solenidade, o governador enfatizou que a gestão de Fachin deve ser marcada por sabedoria e equilíbrio, destacando sua credibilidade no cenário nacional e acadêmico. O novo presidente do STF reafirmou seu compromisso com uma administração pautada no respeito ao dissenso, na promoção dos direitos humanos e na garantia da segurança jurídica. Fachin também ressaltou a necessidade de aproximar a justiça da população, promovendo diversidade, igualdade e sustentabilidade.
Ao deixar a presidência da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso destacou os desafios de um mundo dividido e elogiou a capacidade intelectual e integridade de Fachin para conduzir o Judiciário. A ministra Cármen Lúcia reforçou o caráter republicano e democrático da posse. A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos presidentes do Congresso Nacional, entre outras autoridades.