Na manhã de 3 de setembro de 2025, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, participaram de uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e da Caixa Econômica Federal. O encontro resultou na repactuação dos prazos para as obras de reestruturação da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), com um investimento total de R$ 18 milhões, sendo R$ 6 milhões oriundos do Governo do Estado.
Durante a reunião, foi estabelecido um novo cronograma para as obras, consideradas essenciais para modernizar a infraestrutura de abastecimento de água na capital. O secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, enfatizou a urgência das ações para evitar problemas durante as próximas cheias. Além disso, o diretor-presidente do Saerb destacou que a revitalização da ETA 1 é uma demanda histórica e que o objetivo é concluir as obras em até um ano.
Os recursos destinados à obra remontam a 2011, quando a gestão da autarquia ainda era estadual. Com a reversão da gestão para o município e o apoio do Governo do Estado, o projeto avança concretamente. A contratação dos estudos técnicos para a execução da rampa de captação está prevista ainda para este mês, visando garantir maior eficiência e segurança no sistema de abastecimento.