Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da Universidade de São Paulo (USP), afirmou nesta segunda-feira (29) que a inteligência artificial (IA) é uma ferramenta que veio para ficar e que é fundamental estabelecer parâmetros para seu uso. A declaração foi feita na abertura do evento Educação em Transformação, promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo no Museu do Ipiranga, zona sul de São Paulo.
Durante o evento, que abordou também temas como Educação a Distância (EAD), a importância da primeira infância e o financiamento da educação, Carlotti Junior ressaltou os desafios que as novas tecnologias impõem ao ensino e à aprendizagem. Ele destacou ainda a parceria histórica entre a USP e o Estadão, mencionando o Provão Paulista, exame seriado aplicado aos alunos do ensino médio público que serve como avaliação acadêmica e forma de ingresso nas universidades públicas do estado.
Além do reitor, participaram do evento o secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, e o diretor do Museu Paulista da USP, Paulo Garcez Marins. Padula enfatizou a relevância do ensino técnico, da formação prática dos professores e da integração entre atividades lúdicas na educação infantil e alfabetização. O encontro reforçou a necessidade de políticas educacionais que aliem inovação tecnológica à redução das desigualdades educacionais no estado de São Paulo.