Um prédio de 14 andares localizado no Centro de Ribeirão Preto, São Paulo, foi alvo de uma invasão por uma quadrilha na última semana, resultando em um prejuízo estimado em mais de R$ 4 milhões. Segundo a Polícia Civil, os criminosos conseguiram acesso ao edifício após alugar um apartamento utilizando documentação falsa. O advogado especialista em direito condominial, Henrique Caldeira Sisdeli, alerta que as checagens realizadas pelas imobiliárias são frequentemente superficiais, o que facilita a ação de criminosos.
Os assaltos ocorreram na quarta-feira (24), afetando pelo menos 11 moradores e resultando na invasão de seis apartamentos. Desde o início das investigações, oito suspeitos foram identificados, com sete deles já presos e um foragido. Além disso, veículos utilizados na fuga foram encontrados queimados na zona rural da cidade, e outros endereços relacionados à quadrilha foram descobertos.
A situação ressalta a importância da segurança em condomínios e a necessidade de um debate sobre responsabilidades. Caldeira enfatiza que, geralmente, os condomínios não podem ser responsabilizados civilmente pelos prejuízos dos moradores, a menos que haja uma alteração nas convenções por meio de assembleia. Ele recomenda que síndicos apresentem propostas de melhorias na segurança para votação, garantindo que o condomínio esteja protegido em casos de incidentes como este.