Crianças frequentemente colocam a língua para fora enquanto desenham, escrevem ou brincam com peças pequenas, um gesto que vai além de uma simples mania. Segundo a psicóloga Cibele Santos, esse comportamento revela conexões cerebrais profundas e está relacionado ao desenvolvimento durante o aprendizado. Um estudo publicado no Cognitionis Scientific Journal sugere que essa expressão é natural e pode ajudar as crianças a se manterem focadas nas tarefas que realizam.
A especialista explica que as regiões do cérebro responsáveis pelo movimento das mãos e pelo controle da língua estão próximas, o que pode levar à ativação involuntária dos músculos da boca durante atividades exigentes. Essa interação neurológica mostra como o cérebro, parte do sistema nervoso central, participa de processos essenciais como pensamento, emoções e movimentos. Além disso, o gesto pode ter raízes evolutivas, refletindo a antiga relação entre movimentos das mãos e da boca na comunicação humana.
Conforme as crianças dominam as tarefas, esse gesto tende a desaparecer, pois não é mais necessário o ‘apoio extra’ do corpo. Enquanto aprendem, elas utilizam todos os recursos disponíveis, incluindo a projeção da língua. Assim, esse comportamento não apenas ilustra o esforço cognitivo das crianças, mas também destaca a complexidade do aprendizado e do desenvolvimento cerebral.