Em 9 de setembro de 2025, o Brasil lançou o projeto ‘Diagnóstico Precoce das Cardiopatias Congênitas’, uma iniciativa do Hospital Moinhos de Vento em colaboração com o Ministério da Saúde. O projeto visa mapear e ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento dessas condições, que afetam um a cada 100 recém-nascidos, configurando-se como a terceira maior causa de mortalidade neonatal no país.
A iniciativa, que será executada até dezembro de 2026, realiza um diagnóstico situacional inédito da Rede de Atenção à Saúde (RAS) em todos os estados brasileiros. Com ferramentas específicas aplicadas em 81 centros nas capitais, o projeto identifica fragilidades nos cuidados e busca garantir que as intervenções necessárias sejam realizadas em tempo hábil, melhorando assim o prognóstico das cardiopatias congênitas.
A partir de novembro, após a apresentação dos resultados ao Ministério da Saúde, o projeto avançará para a elaboração de estratégias regionais de enfrentamento. Além disso, ações educacionais serão promovidas para capacitar profissionais da saúde, com cursos EAD gratuitos e oficinas presenciais, visando garantir um atendimento mais eficaz e igualitário às crianças afetadas por essas condições no Brasil.