Entregas incluem revitalização da entrada principal, com recuperação das dez fontes que voltaram a funcionar, inauguração da nova academia em espaço mais amplo, moderno e equipado, e ampliação do estacionamento externo, agora com vagas demarcadas
O prefeito Sandro Mabel entregou, nesta segunda-feira (22/9), um conjunto de melhorias no Paço Municipal que beneficia os servidores e contribui para o melhor atendimento à população. As entregas incluem a revitalização da entrada principal, com a recuperação das dez fontes que voltaram a funcionar, a inauguração da nova academia em espaço mais amplo, moderno e equipado, e a ampliação do estacionamento externo, agora com vagas demarcadas.
Segundo Mabel, a valorização do funcionalismo é uma das prioridades da gestão. “Tenho trabalhado dia e noite para colocar a prefeitura nos trilhos e melhorar a vida da população. E, aos poucos, retomando também o cuidado com os servidores. Fizemos um esforço e conseguimos pagar a data-base. É preciso avançar, mas espero que vocês compreendam o nosso empenho”, afirmou.
O prefeito também detalhou obras em andamento e melhorias que serão implementadas, como a instalação de novos elevadores, a conclusão do refeitório com capacidade para 500 pessoas e a finalização dos banheiros e vestiários na área da academia. Ainda este ano será iniciada a reforma dos sanitários para certificação junto ao Corpo de Bombeiros e a realização de exames periódicos de saúde dos servidores.
Entre as medidas voltadas diretamente ao funcionalismo, Mabel destacou, além do pagamento da data-base, a limitação de juros em créditos consignados, a oferta de educação financeira para reduzir o endividamento dos trabalhadores, a possibilidade de agendamento de perícias pelo Portal do Servidor e a transferência da Junta Médica para o Paço, prevista para ocorrer até novembro. “As obras e serviços representam uma nova cultura de cuidado e reconhecimento com o funcionalismo”, ressaltou.
Pedra Fundamental
As entregas também contemplaram a recuperação e reinstalação da Pedra Fundamental do Paço, peça simbólica que estava esquecida e foi realocada ao lado da estátua de Venerando de Freitas, primeiro prefeito da capital. A Pedra Fundamental consiste em uma caixa lacrada com documentos da década de 1990, como projetos, autorizações e a escritura da construção do Paço, e simboliza a memória da sede do Executivo. O registro histórico foi inclusive acompanhado por jornais da época. “A área onde hoje está o Paço era apenas um grande pasto antes da construção, com poucas edificações ao redor”, relembra o gerente do Paço Municipal, Jaime Olímpio de Freitas, servidor há 30 anos.
Fotos: Alex Malheiros