O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, se reuniu nesta sexta-feira (26) com integrantes do Gabinete de Crise para definir novas estratégias de enfrentamento das chuvas na cidade. O objetivo é atuar de forma preventiva, com ações de orientação à população, e efetiva, com atenção reforçada das equipes em locais críticos durante os temporais. Entre as medidas anunciadas estão o fechamento preventivo da Marginal Botafogo e da Avenida 87 durante fortes chuvas, além da compra e instalação de cancelas automáticas acionadas pela Defesa Civil para impedir o tráfego em vias inundadas.
Mabel também destacou a importância de traçar rotas alternativas para motoristas e pedestres, bem como a instalação de placas de risco de inundações em pontos críticos. Campanhas de orientação com panfletos, vídeos e visitas da Defesa Civil em áreas de risco serão intensificadas, assim como a limpeza de bocas de lobo e bueiros. A aquisição de um radar meteorológico, em parceria com o Estado, visa auxiliar na previsão de temporais, e o sistema Defesa Civil Alerta (DCA) começará a funcionar oficialmente em 1º de outubro.
O prefeito ressaltou que as cancelas automáticas funcionarão rapidamente, garantindo uma resposta ágil ao fechamento das vias. Além das ações preventivas, as secretarias municipais Seinfra, SET e Comurg atuarão diretamente nas ruas para limpar vias e reorganizar o trânsito. Mabel afirmou que muitas ideias novas surgiram e serão implementadas para garantir que Goiânia esteja cada vez mais protegida durante as chuvas.

